Na Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, 47 alunos tiveram 20 valores no exame nacional de Matemática A e 28 estudantes chegaram aos 19 valores.
De acordo com uma reportagem da SIC Notícias, que foi ao estabelecimento falar com alguns alunos que se encontram entre a longa lista, a razão para o sucesso está no equilíbrio entre a escola e a vida social.
Em declarações ao canal, Lisa Pinheiro, Catarina Viegas e Rodrigo Abel consideraram que o equilíbrio entre a escola e a família é um dos pontos fulcrais para conseguir obter o sucesso.
Isto porque os três viajaram através do programa Erasmus, ao mesmo tempo que construíam uma média de 20 valores. “É uma época de aprendizagem, é uma época onde nós nos conhecemos e conhecemos os que estão à nossa volta também. É conseguir conciliar essas coisas todas e também nós estamos a crescer e por isso sim é o equilíbrio”, afirmou Lisa.
Recorde-se que 22.987 estudantes que tiveram, pelo menos, um 20 no ano letivo de 2022/2023, segundo uma análise da Lusa às classificações internas atribuídas às disciplinas do 11.º e 12.º anos dos cursos científico-humanísticos.
As cinco escolas com mais “20” situam-se no norte do país, tendo todas mais de 480 notas máximas atribuídas: A Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, surge no topo da lista (548), seguindo-se as secundárias Carlos Amarante, em Braga (523), a Escola Secundária de Penafiel (497), Escola Secundária de Fafe (494) e a Francisco de Holanda, em Guimarães (482).
Seguem-se outros 10 estabelecimentos de ensino no norte com mais de 300 alunos com nota máxima, sendo preciso descer até ao 16.º lugar da tabela para encontrar uma escola mais a sul: a Escola Secundária do Restelo, em Lisboa, atribuiu 20 valores a 288 vintes.
Leia Também: Notas dos exames feitos por 156 mil alunos do secundário divulgados hoje
