Sporting agarra o ABC da liderança e aquece Clássico com FC Porto

O Sporting continua imparável no campeonato nacional de andebol e, este domingo, manteve o registo 100% vitorioso na prova, ao derrotar o ABC, por 43-28, no Pavilhão João Rocha, recolocando-se na liderança à frente do FC Porto, com quem irá disputar a liderança isolada na próxima jornada, num Clássico agendado para esta quarta-feira, no Dragão Arena.

 

Em resposta à derrota tangencial na Liga dos Campeões, diante dos húngaros do Veszprém (32-31), os leões entraram com tudo no regresso a casa e não tardaram em cavar distâncias para o clube de Braga, chegando até a alcançar uma vantagem de seis golos. Ao intervalo, imperava um 21-16 no marcador.

A diferença, essa, foi crescendo gradualmente ao longo do segundo tempo (22-12), culminando no 43-28 final e no consequente regresso do Sporitng ao trono do campeonato português, de olho no ataque ao estatuto de… tricampeão. Salvador Salvador e Jan Gurri foram alguns dos jogadores em destaque na equipa de Ricardo Costa.

Com este resultado, o Sporting passa a somar 39 pontos em 39 possíveis, na liderança, à frente do FC Porto, com 38 em 14 jogos, precisamente antes da jornada que opõe os dois rivais, no Dragão Arena, já esta quarta-feira, pelas 20 horas (horário de Portugal Continental), na discussão do primeiro lugar. Vale a pena relembrar que os leões têm, ainda assim, menos um jogo realizado por comparação aos dragões. Já o Benfica ocupa o terceiro posto, com 35 pontos em 13 jornadas disputadas.

FC Porto sorriu e Benfica vacilou em jogo insólito

A 14.ª jornada do campeonato nacional de andebol até arrancou com uma larga vitória do FC Porto em Lisboa, diante do Belenenses (20-39), num dia em que, para além do empate insólito em Gaia, houve ainda outra igualdade, entre Póvoa AC e Marítimo (26-26). Já o Vitória SC sorriu na deslocação ao reduto do Arsenal da Devesa (24-26).

Ainda este sábado, o Benfica entrou em campo frente ao FC Gaia e acabou por consentir um empate (30-30) no último segundo, perante circunstâncias, no mínimo, insólitas. Tudo isto porque o jogo dividiu-se entre o Pavilhão do FC Gaia e o Pavilhão Fernando Gomes, a 650 metros de distância, devido às más condições do piso da primeiro palco, por culpa da… humidade. Tal motivo conduziu à transferência do jogo de um lugar para o outro, quando estavam decorridos 25 minutos.

A presente ronda, recorde-se, só acabará em 2026, mais precisamente no dia 31 de janeiro, quando Artística de Avanca e Águas Santas medirem forças a partir das 18 horas.

[Notícia em atualização]

Insólito. Benfica foi a jogo em dois pavilhões e tombou no último segundo

Benfica permitiu o empate (30-30) frente ao FC Gaia no último segundo, num jogo dividido entre o Pavilhão do FC Gaia e o Pavilhão Fernando Gomes, a 650 metros de distância, por culpa… da humidade.

Miguel Simões | 23:45 – 06/12/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima