É já esta terça-feira que Luuk de Jong e FC Porto irão decidir, ao certo, qual a melhor estratégia para que o primeiro recupere da lesão parcial no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, contraída no final do passado mês de novembro, no triunfo conquistado na receção ao Estoril, por 1-0.
O internacional neerlandês, recorde-se, tinha acabado de recuperar de uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento lateral interno (sofrida durante um jogo-treino com o Lusitânia de Lourosa), quando foi lançado para o lugar de Samu Aghehowa, à passagem dos 68 minutos, acabando por ver o azar ‘bater-lhe à porta’, uma vez mais.
De acordo com o jornal A Bola, neste momento, o cenário mais provável passa por submetê-lo a uma intervenção cirúrgica, de maneira a que o problema seja debelado na totalidade, sem o risco de reincidências. Ainda assim, não está descartada a possibilidade de seguir a via do tratamento conservador.
Certo é que, seja qual for a decisão, a temporada de 2024/25 terminou para o avançado, que surpreendeu tudo e todos, quando foi apresentado aos sócios antes do encontro de apresentação aos sócios, perante o Atlético de Madrid, em pleno Estádio do Dragão. Um desfecho já confirmado pelo próprio treinador, Francesco Farioli.
“Como viram, na camisola do Samu havia uma dedicatória ao Luuk e esta vitória é, definitivamente, para ele. Infelizmente, vai estar de fora durante toda a época”, afirmou o italiano, no passado domingo, na conferência de imprensa que se seguiu ao apito final para a vitória alcançada no Estádio João Cardoso, Sobre o Tondela, por 0-2.
“Enquanto esteve connosco, o Luuk encontrou sempre uma forma de nos ajudar, com a sua liderança, o seu carácter e as suas qualidades como jogador de futebol. Voltará para nos ajudar. Vai ficar connosco, muito próximo, para ajudar esta equipa a crescer. Vamos precisar dele. Não o teremos como jogador de futebol, mas tê-lo-emos como um dos nossos líderes no grupo. Ajudará o Samu a dar um passo em frente na sua carreira”, acrescentou.
Ainda há ‘vida’ para Luuk de Jong no FC Porto?
O contrato que une Luuk de Jong ao FC Porto termina já no final da presente temporada, mas, acrescenta a publicação, a estadia no Estádio do Dragão pode não ficar por aqui, até porque este contempla uma opção que permite prolongá-lo por mais uma, ou seja, até junho do próximo ano de 2027.
Até ao momento, acrescenta a publicação, a direção liderada por André Villas-Boas ainda não tomou qualquer tipo de decisão relativamente ao futuro próximo do jogador de 35 anos. O vínculo pode mesmo vir a ser prolongado, ainda que a idade e o vencimento que aufere tenham um peso na consideração.
“Estou devastado”
Certo é que o próprio Luuk de Jong não escondeu a frustração para com mais um (e grave) problema físico, com uma sentida mensagem partilhada através das plataformas oficiais: “Recebi a terrível notícia, onde, de que sofri uma lesão no ligamento cruzado anterior. Estou devastado”.
“Após meses de trabalho árduo e treinos para regressar para ajudar a equipa e este belo clube, o FC Porto, magoa profundamente ver-me, novamente, de fora. Vou enfrentar este desafio com tudo aquilo que tenho, determinado a voltar ainda mais forte, tanto física como mentalmente”, escreveu.
Leia Também: Francesco Farioli revela baixa de peso no FC Porto até ao final da época
