Candidatos a Belém foram quem mais dominou notícias na TV em novembro

Em novembro de 2025, os candidatos às eleições presidenciais foram os grandes protagonistas da maioria das notícias das televisões nacionais. 

 

Segundo um estudo realizado pela Marktest, o presidente do Chega e candidato à presidência da República, André Ventura, é quem reúne maior exposição mediática nas televisões no mês passado ao encabeçar 149 notícias de 8 horas e 39 minutos de duração.

Outro candidato à presidência da República, Luís Marques Mendes, ocupa a segunda posição, com 126 notícias de 6 horas e 46 minutos de duração, enquanto o Almirante Gouveia e Melo fecha o top 3, “intervindo na primeira pessoa em 116 notícias com 6 horas e 2 minutos de duração”.

A lista de 10 protagonistas contempla outros candidatos presidenciais, nomeadamente João Cotrim Figueiredo, em quinto lugar, seguido de António José Seguro, António Felipe e Catarina Martins. 

Esta lista é apenas interrompida pelo próprio Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ocupa o 4.º lugar,  com 144 notícias de 6 horas de duração.

Os restantes lugares da lista são ocupados pelo primeiro-ministro do país, Luís Montenegro, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a grande protagonista de todos os temas relacionados com a crise no Serviço Nacional de Saúde.

A Marktest recorda que esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise durante o mês de novembro de 2025. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e TVI Jornal (TVI). A análise exclui também eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período e que na contabilização do tempo se considera o tempo total de duração da notícia.

Leia Também: Experiência e estilo de liderança: O confronto Seguro vs Gouveia e Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima