Em novembro de 2025, os candidatos às eleições presidenciais foram os grandes protagonistas da maioria das notícias das televisões nacionais.
Segundo um estudo realizado pela Marktest, o presidente do Chega e candidato à presidência da República, André Ventura, é quem reúne maior exposição mediática nas televisões no mês passado ao encabeçar 149 notícias de 8 horas e 39 minutos de duração.
Outro candidato à presidência da República, Luís Marques Mendes, ocupa a segunda posição, com 126 notícias de 6 horas e 46 minutos de duração, enquanto o Almirante Gouveia e Melo fecha o top 3, “intervindo na primeira pessoa em 116 notícias com 6 horas e 2 minutos de duração”.
A lista de 10 protagonistas contempla outros candidatos presidenciais, nomeadamente João Cotrim Figueiredo, em quinto lugar, seguido de António José Seguro, António Felipe e Catarina Martins.
Esta lista é apenas interrompida pelo próprio Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ocupa o 4.º lugar, com 144 notícias de 6 horas de duração.
Os restantes lugares da lista são ocupados pelo primeiro-ministro do país, Luís Montenegro, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a grande protagonista de todos os temas relacionados com a crise no Serviço Nacional de Saúde.
A Marktest recorda que esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise durante o mês de novembro de 2025. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e TVI Jornal (TVI). A análise exclui também eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período e que na contabilização do tempo se considera o tempo total de duração da notícia.
Leia Também: Experiência e estilo de liderança: O confronto Seguro vs Gouveia e Melo
