Uma foca-cinzenta surpreendeu quem, na terça-feira, dia 9 de dezembro, à tarde, esteve na Marina de Cascais. Miguel Lacerda, da Cascaisea, partilhou o seu testemunho e deixou um vídeo do momento no Facebook.
“Hoje na Marina de Cascais – 2025/12/09, às 16 horas”, começou por escrever na publicação, onde explicou que “as enormes depressões que se têm feito sentir (na parte NE do Atlântico Norte, como esta última “Davide”), resultam muitas vezes nestas ocorrências”.
“Mares alterosos obrigam estes animais a afastarem-se do litoral, depois procurando alimento, e arrastadas pelas correntes acabam por ir dar a outros locais bem longínquos”, adiantou ainda.
Na mesma publicação, Miguel Lacerda confirmou que o animal se trata de “uma foca-cinzenta Halichoerus grypus, adulto”.
“Aparentemente não mostra lesões, pelo menos no dorso e flancos (não vi o ventre), [tem] um comportamento normal para as condições de mar”, continuou, vincando que a foca estava “um pouco assustada pela presença humana, procurava uma zona mais plana e segura no molhe para descansar (o mar fora está muito agitado)”.
Miguel Lacerda disse também, na mesma publicação, ter falado com o Capitão do Porto de Cascais, informando que a Cascaisea e a Clean The Sea “estão na total e inteira disposição para intervir ou ajudar no que for necessário (mesmo para resgatar a foca para a devolver à sua zona de origem)”.
Veja as imagens da foca-cinzenta na Marina de Cascais:
Leia Também: Foca bebé ‘invade’ bar na Nova Zelândia. Veja as imagens
