Falta cerca de um mês para conhecer os novos Opel Astra e Astra Sports Tourer, mas depois de serem mostradas as primeiras imagens há, agora, algumas indicações sobre o que esperar destes modelos alemães atualizados. O lançamento está marcado para o Salão Automóvel de Bruxelas (Bélgica), que será de 9 a 18 de janeiro.
Estreias na gama Astra
O Astra, quer na versão hatchback, quer na Sports Tourer, receberá um novo desenho frontal inspirado no Corsa GSE Vision Gran Turismo, com o Opel Vizor mais estreito e logótipo Opel Blitz iluminado no centro. O logótipo central é ladeado de faixas horizontais que vão até aos faróis e pelo Opel Compass vertical – igualmente iluminado pela primeira vez.
Também ao nível da iluminação, os faróis estreiam a tecnologia Intelli-Lux HD na família Astra, estando disponíveis no Astra e no Astra Sports Tourer. Estes faróis adaptativos baixam a intensidade quando há outros utilizadores da via a chegarem ou a passarem, num processo mais rápido e preciso do que com a tecnologia Matrix.
Um módulo lateral extra ativa-se para iluminar melhor a estrada no lado para o qual o automóvel vira, sendo que quando chove ou está nevoeiro o sistema ajusta a intensidade para prevenir o encadeamento devido ao reflexo do piso da estrada molhado. Também existe reconhecimento de sinais de trânsito, com a redução da intensidade dos LED de forma a que o reflexo nos sinais não prejudique a visão do condutor.
Há novos desenhos das jantes de 17 e de 18 polegadas, tal como duas novas decorações metálicas (branco Kontur White e verde Klover Green). O tejadilho pode ser contrastante em preto, opcionalmente.
Novidades também no interior
Igualmente no interior os novos Astra e Astra Sports Tourer contam com estreias. Há Intelli-Seats pela primeira vez nesta família de veículos, com uma reentrância no meio que reduz a pressão no cóccix.
O cliente pode escolher o seu conforto de banco próprio, com os da frente ajustáveis em diversos parâmetros. Há aquecimento multi-faseado, apoio lombar eletro-pneumático, função de memória e até massagens. Quanto ao sistema de infoentretenimento e de multimédia, surge mais claro e intuitivo.
Os bancos estão forrados em ReNewKnit, um material totalmente reciclado (e reciclável) que faz lembrar camurça. Há outros materiais sustentáveis nas superfícies do interior.
O porta-bagagens pode levar até 1.339 litros no hatchback, dependendo da variante e do rebatimento dos bancos traseiros. Já o Sports Tourer tem uma bagageira com até 1.634 litros.
Capacidades bidirecionais
O Opel Astra Electric surge pela primeira vez com capacidades bidirecionais vehicle-to-load (V2L), o que permite alimentar dispositivos externos com a bateria do automóvel.
A bateria é de 58 kWh, possibilitando uma autonomia de até 454 km (ciclo WLTP). É um aumento de cerca de 34 km.
Quando chegam os novos Astra?
Por agora, tudo o que se sabe é que os novos Opel Astra serão apresentados no Salão Automóvel de Bruxelas, agendado para 9 a 18 de janeiro na Bélgica. Aí, serão revelados os detalhes sobre os modelos, que ainda não têm data de chegada ao mercado nem preços conhecidos.
