A chuva regressou e parece que veio ficar, pelo menos, este sábado, dia 13 de dezembro. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) há a possibilidade de aguaceiros na região Sul do país e vai ainda registar-se uma “pequena descida da temperatura mínima”.
O IPMA refere que, de um modo geral, o céu vai apresentar-se “pouco nublado ou limpo”, podendo apresentar “períodos de muito nublado na região Sul, até ao final da manhã”.
A região Sul será também afetada por “aguaceiros até meio da manhã”.
Haverá ainda uma “pequena descida da temperatura mínima” e “subida da temperatura máxima”.
Um cenário semelhante na Grande Lisboa com “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao início da manhã”. O vento irá soprar de “fraco a moderado de nordeste”.
Já no Grande Porto, o vento será “fraco de leste/ nordeste” e registar-se-á uma “pequena descida da temperatura mínima” e “subida da temperatura máxima”.
Segundo os dados disponíveis no site do IPMA, Braga e Sagres vão registar 20ºC de máxima, sendo os dois locais com a temperatura máxima mais elevada. Já a Guarda irá registar 10ºC de máxima e apresenta uma mínima de 4ºC.
Recorde-se que no dia de ontem, sexta-feira, a Guarda e Castelo Branco estiveram sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima dos 1400/1600 metros de altitude, com acumulação que pode ser superior a 25 cm nos pontos mais altos da Serra da Estrela por causa da passagem da depressão Emilia.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esse aviso esteve em vigor entre as 03h00 de sexta-feira e as 00h00 deste sábado.
Que cuidados deve ter durante o frio?
A Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu um comunicado com uma lista de conselhos de segurança que, especialmente os mais velhos, devem ter em atenção. Durante o inverno, não é raro surgirem casos em que, por descuido, se dá início a um incêndio numa residência, provocando danos graves na habitação e, por vezes, até resultando em feridos ou mortos.
Por isso mesmo, a PSP recomenda que:
“Afaste aquecedores de móveis, cortinas e outros materiais inflamáveis;
Nunca seque roupa em cima de aquecedores ou lareiras;
Antes de se deitar ou sair de casa, desligue sempre os equipamentos de aquecimento;
Não deixe velas acesas sem vigilância;
Evite sobrecarregar tomadas elétricas;
Tenha cuidado na utilização de braseiras;
Nunca abandone a casa com o fogão ou o esquentador ligados;
Em caso de incêndio ou emergência ligue 112.”
