Rafa Silva alcança pacto com o Besiktas… à atenção do Benfica

De volta aos treinos, após ter entrado em ‘rota de colisão’ com Serdar Adali e Sergen Yalçin, respetivamente, presidente e treinador do Besiktas, Rafa Silva tem ‘escancaradas’ as portas para regressar aos relvados, já pelas 17h00 (hora de Portugal Continental) de domingo, aquando do jogo com o Trabzonspor, no Senol Gunes Spor Kompleksi.

 

A reintegração junto do plantel principal terá, de acordo com a edição deste sábado do jornal O Jogo, sido o resultado de um pacto com a direção das Águias Negras, que lhe terá prometido facilitar a saída, na reabertura do mercado de transferências, em janeiro, caso o internacional português aceitasse dar o seu contributo desportivo durante aquilo que resta do ano civil de 2025.

Um dossiê que continua a ser atentamente acompanhado pelo Benfica, clube que o próprio representou, entre 2016 e 2024, e que já terá feito saber que veria um eventual regresso com bons olhos, mas apenas a ‘custo zero’, isto é, se ambas as partes alcançassem um acordo tendo em vista a rescisão do atual contrato, que se mantém válido até junho de 2027.

O avançado, recorde-se, já não joga desde o passado dia 2 de novembro, quando foi titular (e totalista) na derrota sofrida, em plena Vodafone Arena, por 2-3, perante o Fenerbahçe, a antiga equipa de… José Mourinho, o agora treinador dos encarnados, que aprecia as suas qualidades físicas e técnicas, pelo que daria ‘luz verde’ à sua aquisição.

Mais tarde, em conferência de imprensa, o próprio líder máximo do clube turco apontou o dedo ao jogador de 32 anos de idade, acusando-o de recusar voltar a jogar, e chegando ao ponto de ameaçar afastá-lo do ativo até ao final do vínculo que une ambas as partes, a não ser que recebesse uma proposta condizente com aquilo que vale.

Rafa Silva, por seu lado, alegou uma dor nas costas, como justificação para faltar aos treinos, sem que os exames médicos levados a cabo pelo Besiktas tenham detetado qualquer tipo de lesão. Nos últimos dias, com os ânimos, aparentemente, serenados, regressou ao trabalho junto dos companheiros de equipa.

Besiktas já ameaçou o Benfica com a FIFA

Este desenvolvimento surge depois de a imprensa desportiva turca ter feito saber que o Besiktas estaria a preparar uma queixa junto da FIFA contra o Benfica, devido a uma suposta reunião mantida, em segredo, entre Rafa Silva e uma comitiva do Benfica formada pelo presidente, Rui Costa, e pelo treinador, José Mourinho.

Este tipo de movimentação vai contra os regulamentos do organismo que rege o futebol mundial, que estipula que um clube só pode contactar diretamente um jogador quando este entra nos seis últimos meses de contrato com o detentor dos seus direitos económicos, mas a informação foi, entretanto, desmentida pelo entorno do próprio avançado.

As direções do clube mantêm, de resto, uma boa relação, como ficou à vista no passado verão, aquando das aquisições de David Jurásek (a título de empréstimo) e Orkun Kokçu (também enquanto cedido, mas entretanto transformado num entendimento a título definitivo, a troco de uma verba na ordem dos 30 milhões de euros).

Leia Também: A esconder-se de alguém? Rafa apresentou-se no treino do Besiktas… assim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima