Sporting, Benfica e FC Porto vencem tranquilamente, mas só um lidera

O campeonato nacional de andebol prossegue a todo o gás e, este sábado, Sporting, FC Porto e Benfica venceram os respetivos encontros, diante de Belenenses (43-23), FC Gaia (27-45) e Artística de Avanca (25-34), respetivamente, mantendo-se tudo igual no pódio da classificação, com os leões – e bicampeões nacionais – na liderança.

 

O clube de Alvalade até foi o último dos três ditos ‘grandes’ a entrar em ação, sabendo já do resultado dos seus rivais, numa partida em que o primeiro tempo foi bem mais equilibrado do que o segundo, fruto do 16-12 que se registava ao intervalo.

A segunda metade (27-11) no Pavilhão João Rocha contou com uma história bem diferente e, por via da veia goleadora do capitão Salvador Salvador (melhor marcador com sete golos), os leões foram cavando uma grande diferença no marcador, culminando no 43-23 final para o Sporting.

 

FC Porto e Benfica venceram fora de portas

Em resposta à derrota no Clássico diante do Sporting (32-36), o FC Porto deparou-se com um início de jogo em Gaia algo renhido, porém, ao intervalo, já vencia por uma margem de sete golos (14-21).

A verdade é que essa diferença mais do que duplicou na segunda metade (13-24), conduzindo ao 27-45 final no pavilhão do FC Gaia, num duelo em que José Ferreira foi o melhor marcador, com sete golos.

Já em Avanca, o Benfica alcançou uma vitória convincente, embora não tão taxativa como as dos seus rivais, sendo que tudo começou com uma margem mais curta de três golos ao intervalo (12-15).

Já no segundo tempo (13-19), o conjunto de Jota González cavou distâncias de forma gradual e acabou a vencer por nove golos, com o 25-34 final. Stiven Valencia e Bélone Moreira foram os melhores marcadores, com seis golos cada.

Nos restantes jogos, o ABC sorriu na deslocação ao reduto do Póvoa AC (34-36), ao passo que o Arsenal de Devesa não resistiu à superioridade do Águas Santas (23-27). O outro jogo, entre Vitória SC e Marítimo, foi adiado para 2026, fruto da impossibilidade da comitiva madeirense em viajar para Guimarães, devido ao mau tempo que se tem feito sentir no arquipélago da Madeira nos últimos dias.

Como estão as contas?

Concluída a 16.ª jornada da prova, o Sporting soma 45 pontos na liderança, fruto de 15 vitórias em 15 encontros disputados, à frente do FC Porto, com 42 – resultado de 12 triunfos, dois empates e duas derrotas – e também de Benfica, com 41 pontos, somados por via de 12 vitórias, duas igualdades e uma derrota.

Quer isto dizer que, dos três ditos ‘grandes’, apenas o FC Porto tem o calendário acertado, enquanto Sporting e Benfica ainda contam com um jogo em atraso.

E vão 6. Sporting continua a dominar FC Porto e reforça liderança

O Dragão Arena foi palco, esta quarta-feira, de nova vitória do Sporting sobre o FC Porto, por 36-32, em jogo da jornada 15 da fase regular do campeonato nacional de andebol. Foi a sexta vitória consecutiva dos leões nos Clássicos.

Luis Júnior | 21:43 – 10/12/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima