Os piores receios de Vasco Botelho da Costa confirmaram-se. O Moreirense emitiu, na noite deste domingo, um comunicado, partilhado através das suas plataformas oficiais, a dar conta de uma lesão grave contraída por Vasco Sousa na receção ao Benfica.
“O jogador Vasco Sousa sofreu uma fratura no perónio direito durante o jogo de hoje. A família Moreirense está e estará cá para o Vasco, seja qual for o obstáculo ou desafio. Vasquinho, estamos contigo e estaremos sempre”, pode ler-se na nota do clube minhoto, que foi publicada no site oficial.
O médio, que se encontra cedido pelo FC Porto, tinha ocupado um lugar no onze inicial do Moreirense na receção ao Benfica. Aos 43 minutos, após um lance com Sudakov, Vasco Sousa ficou junto à linha lateral a queixar-se bastante por conta de uma falta sofrida num lance com o internacional pela Ucrânia.
O árbitro Hélder Carvalho interrompeu o encontro e chamou de imediato a equipa médica do Moreirense para prestar a devida assistência ao jovem português. Após a primeira análise, a equipa médica do conjunto de Moreira de Cónegos deu logo indicação para o banco para que se procedesse à substituição.
Ainda assim, o médio, de 22 anos, regressou por instantes ao relvado do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, mas teve mesmo de ser transportado de maca para fora do terreno de jogo, estando a agarrar-se ao tornozelo direito.
Apesar de ter confirmado a lesão de Vasco Sousa, o Moreirense não adiantou o tempo de paragem do médio. No entanto, espera-se que o jogador fique afastado dos relvados por largos meses, e não deve estar descartada uma eventual intervenção cirúrgica.
“Hoje saímos derrotados e não foi pelo resultado. O Vasco sofreu uma lesão que o vai afastar dos relvados por algum tempo. Nesta família, lutamos juntos, independentemente do obstáculo ou do desafio. Vasquinho, estamos contigo e estaremos sempre”, escreveu nas redes sociais o conjunto sediado em Moreira de Cónegos.
Uma publicação partilhada por Moreirense Futebol Clube (@moreirensefutebolclube)
Uma lesão repetida e que Botelho da Costa temia
Na zona de entrevistas rápidas, logo após a partida, Vasco Botelho da Costa, treinador do Moreirense, já antecipava um cenário mais gravoso para o seu jogador, tendo indicado mesmo que estava “abananado”.
“Estou aqui um bocado abananado, porque acho que temos uma possível lesão grave do Vasquinho [Vasco Sousa]. E é triste. Vamos ver”, frisou o técnico dos minhotos.
Esta lesão de Vasco Sousa surge praticamente dez meses depois de, a 16 de fevereiro de 2025, na vitória do FC Porto ante o Farense, o médio ter sofrido a mesma lesão no Estádio do Algarve. Na altura, o jovem foi alvo de uma intervenção cirúrgica.
Depois de recuperar da lesão, o jovem chegou a ir ao Mundial de Clubes com o FC Porto em junho, mas não saiu do banco de suplentes ante Palmeiras, Inter Miami e Al-Ahly. Esta época, somava nove jogos pelo emblema de Moreira de Cónegos.
