A cidade costeira de Safi, em Marrocos, foi atingida no domingo por chuvas torrenciais que causaram inundações. O último balanço, feito esta segunda-feira, dá conta de que há pelo menos 37 mortos, dezenas de pessoas que estão a receber tratamento hospitalar – e muitos estragos.
A imprensa internacional explica que o acesso à cidade está bloqueado em certos locais devido aos estragos e destroços que estão no local.
De acordo com o que explica a BBC, pelo menos 70 casas focaram inundadas após o fenómeno.
Uma das pessoas afetadas pelas inundações disse à Agência France-Presse que foi um dia muito pesado e que perdeu muito. “Perdi todas as minhas roupas. Um dos meus vizinhos deu-me algumas para eu me vestir. Não me resta nada, perdi tudo”, referiu o sobrevivente, que não doi identificado.
🇲🇦Tragédie à Safi, Maroc : des pluies orageuses torrentielles ont provoqué des inondations exceptionnelles en seulement une heure, faisant 14 morts selon le bilan provisoire actualisé. 32 personnes secourues et soignées. Pensées émues pour les victimes, leurs familles et les… pic.twitter.com/hcDjx8g7gj
— DBS Morocco (@dbsmorocco) December 14, 2025
As autoridades explicam que s operações de resgate ainda estão a decorrer. Prevê-se ainda, segundo a BBC, que até terça-feira as chuvas continuem na região – assim como está prevista a queda de neve na Cordilheira do Atlas, que para além de incluir Marrocos está também localizada em países como a Argélia ou Tunísia.
Veja acima os estragos das inundações.
Leia Também: Aumentou para 37 mortos o último balanço das cheias em Marrocos
