O Sporting de Braga alcançou o quarto triunfo consecutivo na I Liga, esta segunda-feira, ao derrotar o Santa Clara, por 1-0, posicionando-se ao lado do Gil Vicente no quarto lugar da tabela classificativa, já em zona europeia.
Numa partida globalmente equilibrada, os arsenalistas conseguiram criar as melhores ocasiões no primeiro tempo e foi por via disso mesmo que se colocaram a vencer à beira do intervalo.
Antes disso, Fran Navarro desperdiçou uma dupla ocasião para inaugurar o marcador, para além de uma investida de Gustaf Lagerbielke, sendo que, pelo meio, Brenner Lucas isolou-se e obrigou Lukas Hornicek a fazer uma defesa crucial para manter o nulo no marcador. Também aí esteve a chave do encontro para o que aconteceu a seguir.
Ao minuto 42, na sequência de uma jogada coletiva bem desenhada, coube a Gabri Martínez, descaído à direita do ataque arsenalista, a responsabilidade de assistir Ricardo Horta, no coração da grande área, para apontar o primeiro e único golo do encontro na Pedreira, perante pouco mais de cinco mil espectadores nas bancadas.
No segundo tempo, tanto Carlos Vicens, como Vasco Matos, apostaram em vários trunfos a partir do banco, em momentos distintos da partida. Da mesma forma que o Sporting de Braga ameaçou o segundo golo, também o Santa Clara esteve perto de fazer o empate, nomeadamente por via de contra-ataques, mas o resultado não sofreu quaisquer alterações até ao apito final.
Eis as contas dos clubes
Com este resultado, o Sporting de Braga passa a somar 25 pontos, tantos como o Gil Vicente, na divisão da quarta posição, ficando a sete do Benfica (32), detentor da última vaga do pódio, a dez do bicampeão Sporting (35) e a 12 do líder FC Porto, que ainda entra em ação esta segunda-feira, no Estádio do Dragão, na receção ao Estrela da Amadora.
Para trás ficou o Famalicão, com 23 pontos no sexto lugar, bem como o grande rival Vitória SC, com 21 no sétimo lugar, sem esquecer o Moreirense, com 20 no oitavo posto, a completar o ‘ramalhete’ do Minho no top8 do campeonato.
Já o Santa Clara mantém-se, assim, no 11.º posto, com 15 pontos, agora com a companhia do Nacional, que operou uma épica remontada diante do Tondela (3-1), esta sexta-feira, na Choupana, um ponto à frente de clubes como Estrela da Amadora e Estoril. Acima dos açorianos continua ainda o Alverca, com 17 pontos no nono posto, bem como o Rio Ave, com 16 na décima posição.
De recordar que, esta quinta-feira, o Santa Clara mede forças com o Sporting nos Açores, nas contas dos ‘oitavos’ da Taça de Portugal, enquanto o Sporting de Braga vai lutar com o Caldas por uma vaga nos ‘quartos’ apenas no próximo dia 23 de dezembro, sendo que, pelo meio, visita o reduto do Estoril, nas contas do campeonato.
