Benfica volta a sofrer uma eliminação e diz adeus à Liga dos Campeões

Apenas quatro dias após a surpreendente queda da Taça de Portugal, o Benfica não resistiu ao complexo cenário de apuramento na Liga dos Campeões, esta terça-feira, acabando por ser derrotado pelo Gran Canaria (87-63), em Las Palmas. A confirmação do último lugar do grupo H ditou, assim, a eliminação de mais uma prova para as águias.

 

Com apenas uma vitória em cinco jornadas, os encarnados entravam em campo a saber que tinham obrigatoriamente de vencer no reduto do líder do grupo, tendo ainda de esperar por uma derrota do Le Mans na receção ao Spartak Subotica… mas aconteceu tudo ao contrário.

Com Aaron Broussard, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Makram Ben Romdhane e Betinho Gomes no cinco inicial de Norberto Alves, o primeiro período foi tão renhido que terminou com um 18-18 no marcador, seguindo-se um segundo quarto (20-17) também ele equilibrado, mas já com uma vantagem espanhola ao intervalo, fruto do 38-35 que se resgistava por essa altura.

O terceiro período (22-13) acabou por ser o mais decisivo na eliminação das águias, cavando-se uma margem já mais considerável entre as duas equipas, com um 60-48, quando já só faltavam mais dez minutos pela frente.

Já no derradeiro quarto (27-15), os espanhóis trataram de sentenciar as dúvidas e ditaram o 81-59 final na Gran Canaria Arena.

Jogo em França sentenciou as contas

À mesma hora, o Le Mans sabia que até podia perder com o Spartak Subotica, caso também o Benfica deslizasse em Las Palmas, mas nem isso impediu a turma francesa de derrotar os sérvios, por 76-61.

Contas feitas, o Benfica terminou o grupo com sete pontos em seis jogos, atendendo ao registo de uma vitória e cinco derrotas, no último lugar.

Já o Gran Canaria fechou as contas com um registo 100% vitorioso, a culminar nos 12 ponto somados rumo à qualificação direta, enquanto o Spartak Subotica – segundo classificado com nove – e o Le Mans – terceiro classificado com oito – vão disputar os playoffs de acesso à fase seguinte da prova.

Outra eliminação contrasta com liderança

Recorde-se que o Benfica era o único representante em prova, já depois de uma época em que se sagrou campeão nacional, somando a segunda eliminação de uma competição num curto espaço de tempo, bastando para isso recordar a queda aos pés do Sporting de Braga (81-82), em pleno Pavilhão da Luz, na passada sexta-feira.

No campeonato, por esta altura, ao fim de sete jornadas realizadas, o Benfica segue na liderança, com 14 pontos, fruto de um registo 100% vitorioso na prova, ao passo que Sporting e Ovarense dividem o segundo lugar, com 12, dadas as cinco vitórias e os dois empates alcançados.

O FC Porto segue logo atrás, com 11 pontos, tantos como Oliveirense, CA Queluz, Esgueira e Sporting de Braga, a fecharem o top8 de apuramento para os playoffs.

Sporting faz o que o Benfica não fez e avança na Taça de Portugal

Triunfo no pavilhão do Imortal, em Albufeira, conduziu o Sporting aos ‘quartos’ da Taça de Portugal de basquetebol, onde não estará o Benfica, no seguimento da eliminação aos pés do Sporting de Braga.

Miguel Simões | 20:09 – 14/12/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima