O Papa Leão XIV foi eleito pela revista Vogue norte-americana uma das pessoas mais bem vestidas de 2025, dando destaque às vestes que usou no dia da sua nomeação quando apareceu na varanda da Basílica de São Pedro, em Roma.
Na lista, que conta com 55 nomes, Leão XIV surge entre influencers, músicos e outras celebridades.
“O Papa é conhecido por romper com o gosto modesto de seu antecessor, o Papa Francisco, mas manter o seu alfaiate e preservar o legado papal de vestes litúrgicas impecáveis. Convidar lendas do cinema como Monica Bellucci e Cate Blanchett ao Vaticano numa tentativa de modernizar a imagem da Igreja (e, sim, satisfazer suas próprias paixões cinematográficas)”, refere o texto da revista norte-americana.
Aliás, o melhor look do Papa para a revista de moda foi o que usou no dia em que foi nomeado Sumo Pontífice, onde usou “uma capa de cetim vermelho, uma estola cor de vinho bordada a ouro, combinada com um cruz num cordão de seda dourada”.
Robert Francis Prevost eleito Papa no dia 8 de maio de 2025, depois de de dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucedeu ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Porque escolheu o nome Leão?
O nome Leão XIV, escolhido pelo Papa, sinaliza uma referência à postura política do último pontífice com esta designação no século XIX, e um compromisso com a justiça social de Francisco, segundo uma especialista em religião.
“Acho que muitos de nós ficaram na dúvida quando elegeram um americano, e depois ele escolheu o nome Papa Leão XIV”, observou, na altura, Natalia Imperatori-Lee, chefe de estudos religiosos da Universidade de Manhattan, citada pela agência Associated Press (AP).
O Papa Leão XIII, que liderou a Igreja Católica entre 1878 e 1903, lançou as bases para o pensamento social católico moderno, sobretudo na sua encíclica ‘Rerum Novarum’ de 1891, que abordava os direitos dos trabalhadores e o capitalismo no início da era industrial.
Este Papa criticou tanto o capitalismo insensível como o socialismo centrado no Estado, dando forma a uma vertente de ensino económico distintamente católica.
O nome “é um profundo sinal de compromisso com as questões sociais”, defendeu Imperatori-Lee.
Além disso, “está a dizer algo sobre justiça social, ao escolher este nome, que será uma prioridade”, no sentido de “dar continuidade a grande parte do ministério de Francisco”.
Note-se que, um dos nomes mais populares entre os Papas, é João, tendo sido escolhido por 23 Papas, incluindo o português João XXI, seguido de Bento e Gregório, cada um com 16.
Leia Também: Papa Leão XIV deverá aceitar renúncia de compatriota, o cardeal Dolan
