Projetos de 14 milhões disputam 1.º programa para jovens da JMJ Lisboa

Na terça-feira terminou o prazo de candidaturas ao Programa Jovens Agentes de Esperança, promovido pela Fundação Jornada, uma estrutura católica que quer aplicar o rendimento da JMJ Lisboa, cerca de 25 milhões de euros, principalmente em projetos para “aproximar, capacitar e impulsionar a juventude em Portugal”, refere a organização.

 

Segundo a organização, foram recebidas propostas de todos os distritos e regiões autónomas, com “uma grande diversidade de áreas de intervenção, com maior destaque na educação, espiritualidade, arte e cultura, assim como inclusão social, cidadania e saúde mental”.

O valor médio pedido em cada projeto é de 25 mil euros e mais de 70% das candidaturas apresentadas “são de jovens para jovens, sendo os públicos-alvo muito diversos, abrangendo adolescentes, universitários, jovens em acolhimento, jovens com deficiência, jovens de contextos vulneráveis”, refere a Fundação Jornada.

Para a organização, este “primeiro processo de candidaturas superou as expectativas e é um forte sinal de esperança”, que “a juventude portuguesa quer ser protagonista na transformação positiva da sociedade”.

O programa de candidaturas a apoios da Fundação Jornada denomina-se “Jovens, Agentes de Esperança” e destina-se a jovens residentes em Portugal com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos, com um primeiro pacote de 360 mil euros “para estimular projetos e a participação ativa dos jovens na sociedade no desenvolvimento de iniciativas que promovam o bem comum”.

Em agosto, a estrutura que organizou a JMJ Lisboa 2023 assumiu o nome Fundação Jornada e uma estratégia para os próximos anos para apoiar anualmente projetos de jovens em Portugal, com 800 mil euros.

“A nossa perspetiva é, todos os anos, poder abrir pelo menos duas linhas de apoio no valor total de 800 mil euros”, disse então Marta Figueiredo, diretora executiva da Fundação Jornada.

Leia Também: Papa Leão XIV abençoa fiéis durante concerto do Padre Guilherme. Há vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima