Mesmo as peças de roupa mais bem cuidadas podem apresentar sinais de desgaste com o passar do tempo. No que diz respeito às roupas de inverno é muito comum que camisolas, casacos ou sobretudos ganhem os chatos borbotos.
O website de Martha Stewart revela de que forma pode se livrar dos borbotos de forma rápida e sem o risco de estragar as peças.
Porque é que a roupa ganha borbotos?
A formação de borbotos acontece quando a fibras soltas na superfície de um tecido formam pequenos aglomerados arredondados. Estas pequenas bolinhas ficam presas ao tecido acabando por se juntarem nas áreas onde o atrito é mais constante.
No dia a dia há movimentos que favorecem o aparecimento destes borbotos, como por exemplo quando a mala entra em contacto com um casaco ou com o movimento natural dos braços contra o corpo no caso de um camisola.
Por outro lado, as lavagens também contribuem para este fenómeno, pois as roupas ficam em contacto umas com as outra na máquina de lavar.
Os tecidos que ganham mais – ou menos – borbotos
Há determinados tecidos que formam borbotos com mais facilidade em comparação com outros.
Malhas macias como lã ou cachemira, algodão e acrílico, são mais propensos à formação de borbotos, dadas as suas características mais soltas e fofas.
Por seu turno, a seda e o linho fazem parte do grupo dos mais resistentes. Tecidos compostos por fibras mais longas e compactas, como algodão egípcio, também se mantêm íntegros por mais tempo.
Três formas de remover os borbotos – resultam mesmo!
Máquina de tirar borbotos
Para a maioria das peças de malha, um acessório de tirar borbotos, neste caso as tradicionais máquinas, será o suficiente para resultados rápidos e eficazes.
Para isso basta colocar a peça esticada em cima de uma superfície, mantendo o tecido direito e retirar os borbotos fazendo uma leve pressão. Também poderá recorrer a uma lâmina de barbear antiga e gasta, mas tenha atenção à força que faz sob pena de rasgar o tecido.
Tira-borbotos ou pedra-pomes
Se estiver a lidar com malhas mais delicadas ou frágeis, talvez o melhor será recorrer a um tira-borbotos para camisolas (à venda em lojas on-line) ou uma pedra-pomes. Estes objetos levantam os borbotos sem danificar as fibras.
Tal como nos acessórios para tirar borbotos deverá esticar a peça num lugar plano e fazer movimentos suaves. Vá tirando e juntandos os borbotos que se forem soltando.
Fita cola larga ou rolo de tirar pelos
A fita cola larga também será útil na remoção dos borbotos, sobretudo na sua fase inicial. Basta pressionar um pedaço contra a peça até que os borbotos sejam removidos. Também poderá recorrer a um solo de tirar pelos.
