Se tem muitas laranjas em casa e não sabe o que fazer com elas, congelar poderá ser uma boa alternativa.
Segundo a nutricionista Jennifer Hillis revelou ao website de Martha Stewart, congelar laranjas é possível, não afetando o sabor das mesmas, pelo contrário.
Como congelar laranjas inteiras
As laranjas inteiras podem ser colocadas diretamente no congelador. Antes disto basta lavar a casca com água, secá-la com um pano ou papel de cozinhas e estão prontas.
A cascas é um bónus, uma vez que a poderá ralar depois. Tenha em atenção que após descongelar sentirá a polpa mais mole. Também demorará mais tempo a descongelar do que fruta previamente cortadas.
Quanto tempo dura uma laranja congelada?
Laranjas inteiras em gomos ou fatias, raspas e sumo duram até seis meses quando congeladas. Sumo de laranja engarrafado e congelado vai até um ano.
Como congelar a laranja em pedaços
Para a maioria dos cozinheiros congelar a laranja em pedaços é a melhor opção. Para isto basta descascar a fruta e congelá-la em gomos, fatias ou cubos. Quanto ao formato apenas depende da sua preferência. Esta técnica permite que vá retirando os pedaços aos poucos à medida que precisar deles.
Como congelar o sumo de laranja?
Para congelar sumo de laranja basta espremê-lo na hora e colocá-lo em garrafas, em sacos próprios para congelamento e formas de gelo.
Se for usar um saco então certifique-se que deixa espaço, enchendo-o até dois terços da sua capacidade. Poderá usar este sumos de várias formas como em bolos, molhos, coquetéis, entre outras coisas.
Como congelar a raspas de laranja
As raspas de laranja também poderão ser congeladas sem que isto implique qualquer alteração no sabor.
Para isto basta espalhá-las numa assadeira, congelar rapidamente e depois transferir para um recipiente hermético.
Estas raspas não só acrescentam um sabor especial a bolos, biscoitos e outros pratos, como dão uma dose extra de nutrientes, incluindo vitamina C e hesperidina.
Laranja descongeladas: como consumi-las
Depois de descongeladas, consuma as laranjas em poucos dias. A sua textura amolece após o descongelamento, tornando-as ideais para assados, mas menos boas para comer. Poderá usá-las em smothies, bolos e mesmo em molhos para a salada e marinadas.
