Marques Mendes? “Quanto mais se esgravatar, mais coisas virão”

Miguel Sousa Tavares analisou, na noite de quinta-feira, no Jornal Nacional da TVI, a polémica em torno do candidato presidencial Luís Marques Mendes, que a revista Sábado garante ter recebido 709 mil euros em dois anos como consultor não jurídico de uma sociedade de advogados.

 

O comentador está convicto de que o caso está longe de encerrado. Considera que as notícias conhecidas esta semana são apenas o início de um processo que tende a ganhar novos contornos à medida que for sendo escrutinado.

“Isto não vai parar por aqui. Não vai […]. Quanto mais se mexer, quanto mais se esgravatar, mais coisas virão”, defendeu Miguel Sousa Tavares.

Para o também escritor, há paralelismos evidentes com o caso da empresa familiar de Luís Montenegro. “É engraçado porque tem muitas coisas parecidas com o caso Spinumviva. Desde logo ser uma empresa familiar também, com a mulher e os filhos também. Não é uma empresa só dele”, lembrou, realçando ainda o silêncio em torno dos clientes.

“Depois, o facto dele também não querer dizer quem são os clientes. Para quem é que trabalhou na Abreu Advogados? Diz que só a Abreu Advogados é que pode dizer […]. Não é verdade. Ele pode dizer. Não há nenhum segredo profissional que o impeça a dizer quem foram os advogados”, afiançou Sousa Tavares, acrescentando que a única limitação possível seria quanto ao conteúdo concreto do trabalho realizado.

Sobre o possível impacto que este caso pode ter na candidatura presidencial, o comentador defende que é “seguramente um embaraço”, embora o comportamento do eleitorado nem sempre corresponde às expectativas. “Não sei até que ponto é que os portugueses realmente estão fartos destas coisas”, notou, recordando situações anteriores. “Os portugueses não votaram conforme, por exemplo, Pedro Nuno Santos imaginou”, quando Luís Montenegro, sob suspeitas no caso Spinumviva, venceu as legislativas.

No entanto, para Miguel Sousa Tavares, se Marques Mendes ganhar a eleição para Presidente da República “tem de ter, e nós temos que acreditar que ele tem, um passado limpo. Que não esteve a fazer tráfico de influências para nenhuma empresa”.

“Porque é isso que se chama consultor de um escritório de advogados. O que na prática faz é isso. Como diz Isaltino Morais”, concluiu o comentador.

Semelhanças com Spinumviva? Marques Mendes, os clientes e os 709 mil €

Paralelismos entre o caso Spinumviva e a sociedade de Marques Mendes colocaram o tema da transparência na ordem do dia da pré-campanha às presidenciais. O que defende cada candidato? E o que se sabe até agora?

Tomásia Sousa | 16:16 – 17/12/2025

Recorde-se que a revista Sábado revelou que Luís Marques Mendes ganhou €709 mil nos últimos dois anos como consultor da Abreu Advogados. O social-democrata recusa explicar como ganhou esse valor e quem são os clientes da LS2MM, a sua empresa familiar.

Leia Também: Ventura na frente, Mendes e Gouveia e Melo empatados (mas 3 perdem força)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima