Início de fim de semana e com ele vem a chuva, que deverá ter início nas regiões do Minho e Douro litoral e estender-se, depois, a todas as regiões de Portugal continental. Haverá também uma “pequena descida da temperatura mínima”.
De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu poderá apresentar-se “muito nublado, aumentando a nebulosidade a partir do final da tarde”.
Haverá ainda “períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e passando a regime de aguaceiros nas regiões Norte e Centro, que poderão ser ocasionalmente de granizo e mais intensos a partir do final da tarde”.
Há ainda a possibilidade de queda de neve “acima dos 1.400/1.600 metros de altitude, descendo cota para 800/1.000 metros na região Norte no final do dia e para 1.200 metros na região Centro”. Note-se ainda que poderá haver “formação de gelo no interior das regiões Norte e Centro”.
O vento soprará “fraco a moderado, predominando do quadrante oeste” e “soprando por vezes forte nas terras altas”. Deverá ainda registar-se uma “pequena descida da temperatura mínima”, assim como uma “pequena descida da temperatura máxima na região Norte”.
Cenários semelhantes na Grande Lisboa e também no Grande Porto.
E para a semana?
Uma nova semana está quase a chegar e com ela o Natal, que junta as famílias em casa. Mas, de acordo com a previsão meteorológica, este Natal pode ter uma prenda no sapatinho para quem gosta de sair de junto da árvore, já que é possível que não chova nessa altura.
De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) partilhada esta sexta-feira, “a semana de 22 a 28 de dezembro terá o estado do tempo condicionado pela influência de uma vasta região depressionária sobre o sul da Europa, com pequenos núcleos depressionários embebidos”.
Significa isto que esta situação deverá trazer “precipitação fraca a moderada, essencialmente sob a forma de aguaceiros, que deverão ser de neve nas serras mais elevadas do Norte e do Centro”.
Apesar de para a véspera e dia de Natal, 24 e 25, existir uma “incerteza elevada sobre a situação meteorológica”, para já não está “prevista precipitação a partir do final do dia 24, havendo indicações de que a noite de Consoada e o dia de Natal sejam secos e com sol a surgir em todo o território continental no dia 25”.
As recomendações para se proteger do frio da Proteção Civil
Para se proteger do frio, a Proteção Civil recomenda que evite a exposição prolongada ao mesmo, assim como, mudanças bruscas de temperaturas.
Salienta ainda a importância de manter o corpo quente com várias camadas de roupa, protegendo especialmente as extremidades do corpo, com recurso a luvas, gorro, cachecol, meias e calçado quentes.
A alimentação também exige cuidados com a necessidade de manter-se hidratado, ingerindo sopas e bebidas quentes.
Deve, ainda, acautelar a prática de atividades no exterior, manter a casa quente, mas garantir uma adequada ventilação das habitações; evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar.
