O FC Porto confirmou o apuramento para os ‘oitavos’ da Taça de Portugal de andebol, este sábado, ao derrotar o CDE Camões (25-55), de forma estrondosa, num jogo em que, apesar da condição de visitante dos azuis e brancos, foi disputado no Dragão Arena.
A vantagem do clube da cidade Invicta começou a ser cimentada desde início, dada a diferença entre os dois plantéis – um a enfrentar a elite da modalidade e o outro a competir na terceira divisão -, de tal forma que, ao intervalo, o FC Porto já vencia tranquilamente, com o 11-24 que se registava no marcador.
A margem de 13 golos já parecia irrecuperável para o clube lisboeta e mais que duplicou ao longo da segunda metade (14-31), a culminar num arrasador 25-55 final a favor do FC Porto.
Quem esteve em maior destaque do lado da equipa de Magnus Andersson foi mesmo José Luís Ferreira, com 21 golos, numa partida em que o estatuto de segundo melhor marcador dos azuis e brancos dividiu-se entre Leonel Fernandes, Diogo Azevedo e Pedro Oliveira – todos com seis remates certeiros cada.
Já do lado de Camões, orientado por António Ermida, António Gomes foi responsável por quatro dos 25 golos do CDE Camões, tendo mesmo sido o melhor marcador da sua equipa.
Quem já fez a festa e quem ainda não jogou?
Dos dezasseis jogos da presente fase da prova, faltam ainda disputar quatro, com destaque para as partidas de Sporting e Benfica. Os bicampeões nacionais medem forças com Samora Correia no próximo dia 5 de fevereiro, sendo que, no dia anterior, é a vez do atual segundo classificado do campeonato lutar com Artística de Avanca por uma vaga nos ‘oitavos’. Para além disso, há ainda por realizar o Padroense-Arsenal da Devesa e o Rangers de Telheiras-Lagoa AC.
Nos ‘oitavos’ já estão outros 11 clubes, para além do FC Porto, desde ABC, Belenenses, Vitória SC, Águas Santas, Marítimo e Póvoa AC a São Mamede, GM 1.º Dezembro, AD Carvalhos, CA Penafiel e SC Horta.
De referir que, no caso dos azuis e brancos, este foi o último duelo de 2025 e também o último até ao próximo mês de fevereiro, fruto da pausa que se segue no campeonato à boleia do Europeu de andebol, sendo que o próximo duelo está agendado para o próximo dia 11 de fevereiro, na deslocação ao pavilhão do Artística de Avanca.
