Ao contrário daquilo que tem vindo a ser habitual, ao longo dos últimos largos anos, em Inglaterra, o plantel do Manchester City vai ter direito a uma pausa para festejar o Natal, depois de, no passado sábado, ter levado de vencida o West Ham, equipa orientada pelo treinador português Nuno Espírito Santo, no Etihad Stadium, por categóricos 3-0.
A equipa na qual alinham os internacionais portugueses Rúben Dias, Matheus Nunes e Bernardo Silva só voltará a competir pelas 12h30 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, no City Ground, perante o Nottingham Forest, em duelo a contar para a 18.ª jornada da Premier League. No entanto, Pep Guardiola fez questão de deixar um sério aviso a toda a equipa.
“Tudo foi perfeito. Vocês viram como é que eles correram [contra o West Ham]? O problema não tem a ver com correr, mas sim com o facto de a equipa que conquistou a Premier League ter sido a segunda que mais correu. É inacreditável. Vocês olharam para todos eles? O Phil [Foden] e o Erling [Haaland]… Oh, adorei”, começou por afirmar.
“Na passada temporada, nós não tivemos isso. Um dos atributos das minhas equipas, desde que comecei, na equipa B do Barcelona, até agora, é que correm como animais, mas, hoje em dia, isso não chega. Nós temos de jogar melhor. Vocês sabem que nós corremos menos, e, agora, isso não foi positivo”, prosseguiu.
“Na sexta-feira, todos os jogadores foram pesados. Eles voltam no dia 25 [de dezembro], e eu irei controlar com quantos quilos aparecem. Eles voltam gordinhos… Quero ver como eles voltam. Podem comer, mas eu quero controlá-los”, completou, em declarações reproduzidas pelo jornal britânico Manchester Evening News.
O técnico espanhol terminou sublinhando: “Eu tenho de fazer uma lista de convocados, no dia 27, para o jogo contra o Nottingham Forest. Imaginem que um jogador que, agora, está perfeito, chega com três quilos a mais… Ele ficará em Manchester e não vai seguir viagem para Nottingham. Isso é certo”.
As contas do Manchester City (e aquilo que se segue)
O alerta de Pep Guardiola surge numa altura em que o Manchester City vai de ‘vento em popa’, com sete vitórias alcançadas nos sete últimos jogos, um registo que lhe permitiu, desde logo, encurtar para meros dois pontos a distância para o líder isolado da Premier League, o Arsenal, à beira do final da primeira volta.
Pelo meio, os citizens bateram o Brentford, por 2-0, e apuraram-se para as meias finais da Taça da Liga, onde irão defrontar o Newcastle. Isto, claro está, sem esquecer o triunfo sobre o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, por 1-2, que os deixa bem posicionados para garantirem o acesso direto aos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões.
No campeonato inglês, os homens de Pep Guardiola vão, agora, medir forças com o Nottingham Forest, ao passo que, na prova milionária têm duas ‘finais’ para assegurar um lugar no top8, perante Bodo/Glimt e Galatasaray, 20 e 28 de janeiro, respetivamente.
Leia Também: Guardiola assume “fraqueza” por português no City, mas deixa alerta
