Tribunal deu razão a associações de ciganos. Chega terá de tirar cartazes

O Tribunal Cível de Lisboa deu razão às seis associações de ciganos que instauraram uma ação contra André Ventura para que o líder do Chega fosse obrigado a retirar os cartazes com a frase “Os ciganos têm de cumprir a lei”, avança o jornal Expresso.

 

Se não o fizer, o candidato presidencial terá de pagar uma multa.

De acordo com a mesma publicação,  o advogado Ricardo Sá Fernandes, que defendeu a causa dos ciganos, disse que a decisão do tribunal pela retirada dos cartazes “ajuda-nos a ter um país mais justo e decente” e é “uma vitória da resistência do povo cigano”.

Durante o julgamento, André Ventura assumiu a autoria da frase  e considerou que seria um “precedente gravíssimo” se o tribunal ordenasse a retirada dos cartazes porque isso poderia pôr “um fim à atividade política”.

Em tribunal Ventura garantiu que não era sua intenção “humilhar ou ofender” a comunidade cigana, mas apenas suscitar a discussão sobre a integração dos ciganos na sociedade.

“Não se integram porque não querem”, chegou mesmo a dizer o líder do Chega que negou que os cartazes queiram dizer que os ciganos não cumprem a lei. “Se eu quisesse dizer isso, tê-lo-ia dito porque tenho esse direito”, atirou.

Leia Também: “Os ciganos e todos”. Queixosos denunciam impacto dos cartazes do Chega

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima