Os dias mais curtos e chuvosos podem impactar a disposição de cada um. Muitas pessoas, conforme destaca o Today, sentem-se deprimidas, algo que as leva a comer mais – como forma de compensação – e a perder o interesse em coisas que lhe dão prazer.
Como aliviar a depressão sazonal? A dica de um terapeuta
De manhã é que se começa o dia, já diz o ditado, como tal, uma das melhores coisas que poderá fazer pela sua saúde e bem-estar será dar uma caminhada após o nascer do sol.
Segundo o que a psicóloga Kelly Rohan revelou ao Today, esta é uma forma natural do corpo receber luz solar e de regular o seu relógio biológico. Ao caminhar irá enviar uma mensagem importante ao seu organismo: a de que o dia já começou.
A exposição à luz logo pela manhã interrompe a produção de melatonina (que nos leva a dormir) e a fazer com que o seu relógio biológico funcione normalmente.
O ideal será fazer uma caminhada antes das 10h, realçou a especialista.
“Isso desativa a melatonina. É como se dissesse ao cérebro: ‘Acorda'”, destaca Rohan.
Poderá aproveitar a ida até ao escritório para fazer a caminhada. Deixe o carro um pouco mais longe do que o habitual e aproveite o tempo de ida para se expor ao sol e respirar fundo. No caso de entrar mais cedo, então poderá fazer uma pausa e uma caminhada na zona do seu escritório. Lembre-se: os hábitos, por muito pequenos que sejam, podem fazer toda a diferença no final do dia e a longo prazo.
O que é a depressão sazonal?
Segundo o website da CUF, a depressão sazonal “trata-se de uma forma de depressão que está diretamente associada à mudança das estações do ano. Também é conhecida como depressão de inverno, pois é nos meses frios que são registados mais casos, mas a depressão sazonal pode ocorrer noutros momentos”.
Os principais sintomas da depressão são:
Tristeza
Ansiedade
Alterações nos horários de refeições
Falta de apetite
Sensação de vazio e de falta de valor
Dificuldades de concentração
Irritabilidade
Perda de interesse em atividades sociais
Alterações nos padrões do sono
Para além das caminhadas, há outros hábitos que poderá implementar no seu dia a dia, como:
Abrir as cortinas para deixar entrar mais luz em casa
Ter uma alimentação cuidada, evitar doces e hidratos de carbono
Fazer exercício várias vezes por semana para reduzir a ansiedade
Tentar estar com amigos e família, ter uma vida social ativa
