Nesta altura do ano, sobretudo em dias mais chuvosos, os desumificadores são os melhores aliados de muitas casas, de forma a evitar o acúmulo de bolor nas paredes.
Ainda assim, e de maneira a garantir a maior eficácia no seu uso, é importante saber usá-los da forma mais correta.
Segundo o website Ideal Home, há erros que as pessoas cometem sem se aperceberem e que impedem que os desumificadores trabalhem no auge da potência.
1. Colocar o desumificador no local errado
Uma das funções dos desumificador é na secagem de roupa, no entanto, para que isto aconteça terá de posicioná-lo corretamente. Assim, coloque-o num sítio em que perceba que o ar movimenta suavemente as roupas ou direcione o filtro para estas.
Da mesma forma, o desumificador deverá ser deixado na zona mais húmida da casa, garantindo que há fluxo de ar adequado.
2. Não fazer a limpeza ou trocar o filtro do desumificador
Muitas pessoas esquecem-se de limpar ou trocar o filtro (quando necessário). Assim aconselha-se a aspirar ou a passar o filtro por água a cada duas semanas.
3. Não esvaziar o reservatório de água do desumificador
Esvaziar o reservatório de água do desumificador é uma tarefa que muitas vezes é esquecida. No entanto é importante fazê-lo, pois estará apenas a desperdiçar eletricidade se este estiver cheio.
4. Colocar o desumificador muito perto da parede
Se colocar o desumificador muito perto da parede isto fará com que este tenha de trabalhar mais para reter a humidade. No final do mês, tal significa uma conta mais elevada de eletricidade.
5. Escolher o tamanho errado do desumificador
Antes de comprar um desumificador deverá perceber qual o tamanho ideal para a sua casa. Talvez seja boa ideia escolher um com maior capacidade se viver numa casa maior.
6. Não tirar o bolor do reservatório do desumificador
Muitas pessoas compram o desumificador para evitar mofo em casa, mas esquecem-se que o próprio aparelho pode também acumular bolor. Por isso é importante estar atento à manutenção para evitar estes casos.
7. Abrir as janelas ao usar o desumificador
Se deixar as janelas abertas enquanto usa o desumificador, o ar da rua continuará a entrar e o aparelho ficará preso num ciclo de humidade ‘infinita’. Isto não só torna o processo mais lento, como aumenta o consumo de energia.
