“Arquitetos de IA” são a Personalidade do Ano da revista Time

A revista norte-americana Time nomeou os “Arquitetos de IA” como personalidade do ano 2025, numa altura em que, segundo a publicação, o “potencial da Inteligência Artificial se revelou”.

 

“2025 foi o ano em que todo o potencial da inteligência artificial se revelou, e quando se tornou claro que não haveria retorno. Por inaugurar a era das máquinas pensantes, por impressionar e preocupar a humanidade, por transformar o presente e transcender o possível, os Arquitetos da IA ​​são as Personalidades do Ano 2025 da TIME”, anunciou a revista, esta quinta-feira.

A revista decidiu escolher os “indivíduos que imaginaram, conceberam e construíram a IA”, em vez da própria tecnológica, e citou nomes como os Sam Altman, presidente da Open AI, Jensen Huang, presidente da Nvidia, e Elon Musk, presidente da xAI.

“Não nomeamos apenas indivíduos, mas também grupos, mais mulheres do que os nossos fundadores poderiam ter imaginado (embora ainda não o suficiente) e, em raras ocasiões, um conceito: a Terra em perigo, em 1988, ou o computador pessoal, em 1982”, escreveu Sam Jacobs, editor-chefe, numa explicação da escolha. “O drama em torno da escolha do PC em detrimento de Steve Jobs, da Apple, tornou-se mais tarde tema de livros e filmes.”

2025 was the year when artificial intelligence’s full potential roared into view, and when it became clear that there will be no turning back.

For delivering the age of thinking machines, for wowing and worrying humanity, for transforming the present and transcending the… pic.twitter.com/mEIKRiZfLo

— TIME (@TIME) December 11, 2025

Jacobs explicou que “a Personalidade do Ano é uma forma poderosa de concentrar a atenção do mundo nas pessoas que moldam as nossas vidas” e que “este ano, ninguém teve um impacto maior do que os indivíduos que imaginaram, projetaram e construíram a IA”. 

“A humanidade determinará o caminho da IA, e cada um de nós pode desempenhar um papel na definição da sua estrutura e futuro. O nosso trabalho treinou-a e sustentou-a, e agora encontramo-nos num mundo cada vez mais definido por ela”, acrescentou.

Recorde-se que a Personalidade da revista Time existe desde 1927, altura em que os seus editores escolheram a pessoa que, na sua pessoa, mais influenciou as manchetes do ano, explica a agência de notícias The Associated Press.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi a Personalidade do Ano de 2024, após ter sido eleito para o segundo mandato na Casa Branca. O republicano sucedeu a Taylor Swift, que foi a Personalidade do Ano em 2023.

Leia Também: “Apagão” e guerra em Gaza são acontecimentos de 2025 para a Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima