Luís Castro, de 64 anos, que já orientou o Botagofo, estava sem treinar desde o início de novembro, quando deixou o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos.
O Grêmio revelou que o técnico luso vai ser acompanhado pela sua equipa habitual, nomeadamente os adjuntos Vitor Severino e Pedro Mané, os preparadores físicos Roberto Júnior e Nuno Cerdeira, o treinador de guarda-redes Daniel Correia e o analisa Nuno Baptista.
Depois de uma carreira como futebolista, Luis Castro iniciou-se como treinador do Águeda, em 1998, passando pelo Mealhada, Estarreja, Sanjoanense, Penafiel e FC Porto B, tendo sido campeão da segunda divisão, e chegando mesmo a orientar a equipa principal de forma interina, em 2014.
Posteriormente, orientou o Rio Ave, Desportivo de Chaves e Vitória de Guimarães, até ir, em 2019, para os ucranianos do Shakhtar Donetsk.
Em 2021 foi para o Al-Duhail do Qatar e no ano seguinte para o Botafogo do Brasil, que abandonaria, em boas condições de ser campeão, para trabalhar nos sauditas do Al Nassr, onde ainda hoje atua Cristiano Ronaldo.
Depois, representou apenas o Al-Wasl, ficando entretanto livre para agora assumir o compromisso com o conjunto ‘tricolor’.
Luís Castro é somente o segundo europeu a treinar o Grémio, após o húngaro László Székely, em 1954.
Leia Também: Roberto Martínez fala em “injustiça” por Quenda e elogia Rodrigo Mora
