O campeonato nacional de hóquei em patins prossegue a todo o gás e, este domingo, a nona jornada contou com os triunfos de Benfica, Sporting e FC Porto, alcançados diante de Sporting de Tomar (2-0), Juventude Pacense (6-3) e AD Valongo (1-5), respetivamente. As águias lideram a prova com um registo 100% vitorioso.
Ao 16.º encontro da temporada, o Benfica alcançou o seu 16.º triunfo, tratando-se do nono no campeonato, com um bis de Gonçalo Pinto a resolver as contas no Pavilhão da Luz.
O atleta português aproveitou a assistência de Zé Miranda para inaugurar o marcador sensivelmente a meio do primeiro tempo, ao minuto 12, num dos jogos mais complexos para os encarnados desde o arranque da temporada.
Tanto assim foi que, já depois de um livre direto desperdiçado por Zé Miranda, foi preciso esperar pelos instantes finais do segundo tempo, para que Gonçalo Pinto (49′) assinasse o 2-0 final, quando o Sporting de Tomar tentava o empate com um 5×4.
Sporting e FC Porto também sorriram
No Pavilhão João Rocha, o Sporting conseguiu despachar a Juventude Pacense (6-3), num jogo com nove golos, todos eles no segundo tempo.
Após uma primeira metade a zeros, os leões entraram com tudo e faturaram em dose tripla, por via dos golos de Alessandro Verona (26′ e 33′) e Nolito (31′), sendo que a resposta veio de rajada… e em espelho. Os nortenhos chegaram ao empate logo a seguir, através de Miccoli (34′ e 36′) e Joca (35′), em apenas três minutos.
Nada disso impediu o Sporting de, já dentro dos últimos seis minutos, recolocar-se na frente também com três golos, novamente apontados por Nolito (44′ e 48′) e Alessandro Verona (45′).
Já no Norte, no Pavilhão Municipal de Valongo, o FC Porto acabou por golear a AD Valongo (1-5), numa partida em que começou por construir uma vantagem de dois golos, registados por Carlo Di Benedetto (12′) e Gonçalo Alves (17′).
Gabi Azevedo (17′) respondeu logo a seguir e relançou a partida antes do intervalo, mas Carlo Di Benedetto (30′) e Gonçalo Alves (31′) trataram de responder com um bis no arranque do segundo tempo. Ainda houve tempo para Hélder Nunes (42′) fazer o 1-5 final.
Como estão as contas?
Com nove vitórias em nove jornadas, o Benfica segue na liderança, com 27 pontos, mais cinco do que o Sporting, que leva sete triunfos, um empate e uma derrota. Já o FC Porto mantém-se no quinto posto, agora com 16 pontos, fruto de cinco vitórias, uma igualdade e três desaires. Pelo meio, encontram-se HC Braga (19) e OC Barcelos (18, menos um jogo), nos quarto e quinto lugares, respetivamente.
Na próxima jornada, recorde-se, o Benfica visita o pavilhão do CH Carvalhos, num encontro agendado para esta quarta-feira, a partir das 21 horas (horário de Portugal Continental). Já o Sporting joga no reduto do Sporting de Tomar à mesma hora. O FC Porto entra em campo apenas no próximo domingo, com a receção à AD Sanjoanense, pelas 17 horas.
