Condenado segundo médico que vendeu drogas a Matthew Perry

Foi decidida a segunda sentença, esta terça-feira, no caso da morte do ator Matthew Perry, mais conhecido como Chandler Bing da série “Friends”. O tribunal condenou o médico Mark Chavez a oito meses de prisão domiciliária e três anos de liberdade condicional supervisionada por ter vendido cetamina a Perry, segundo a BBC. 

 

Chavez é uma de cinco pessoas acusadas na morte do ator (que se declararam culpadas), tendo admitido que obteve cetamina da sua clínica e de um distribuidor através de uma receita fraudulenta. A droga foi depois vendida ao médico Salvador Plasencia, que a entregou a Perry.

Cetamina, note-se, é um anestésico, usado para tratar depressão, ansiedade e dor. A droga foi receitada a Perry, que era aberto sobre a sua luta com a adição e depressão, como parte do seu tratamento, mas depressa passou a ficar dependente também da cetamina.

A dependência do ator terá sido explorada pela dupla – e pelos restantes acusados – que usavam o vício de Perry para conseguirem enriquecer.

“Eu pergunto-me quanto mais é que este idiota vai pagar?”, escreveu Plasencia a Chávez em mensagens a que a investigação teve acesso.

Plasencia ouviu a sua sentença na semana passada: foi condenado a 30 meses de prisão, dois anos de liberdade condicional supervisionada e ainda uma multa de 5.600 dólares.

A 28 de outubro de 2023, Perry foi encontrado inconsciente num jacuzzi da sua casa em Los Angeles, na Califórnia, aos 54 anos. O relatório da sua autópsia revelou que morreu devido aos efeitos agudos da cetamina.

O Departamento de Justiça dos EUA acusou cinco pessoas de pertencerem a uma rede criminosa clandestina responsável pela distribuição de grandes quantidades de cetamina e todos aceitaram acordos de delação premiada.

Para além dos dois médicos, é acusado o assistente pessoal do ator, Kenneth Iwamasa, e uma traficante de droga, conhecida como ‘A Rainha da Cetamina’, que terá vendido o lote de cetamina que levou à morte de Matthew Perry.

O artista, célebre pela sua personagem Chandler Bing, tinha falado sobre a dificuldade de lidar com a dependência no seu livro de memórias “Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir” (2022).

Médico que vendeu drogas a Matthew Perry condenado a 30 meses de prisão

O médico que alimentou o vício em cetamina de Matthew Perry, ator de “Friends” que morreu de overdose em outubro de 2023, foi condenado a 30 meses de prisão. Salvador Plasencia já se tinha declarado culpado de quatro acusações de distribuição de cetamina.

Lusa | 06:23 – 04/12/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima