Camboja acusa Tailândia de bombardear cidade fronteiriça de Poipet

“Às 11h06 (04h06 TMG), um caça F-16 do exército tailandês lançou duas bombas na zona do município de Poipet”, indicou o Ministério da Defesa cambojano num comunicado.

 

As autoridades tailandesas não fizeram comentários imediatos, mas na passada terça-feira o ministério tailandês dos Negócios Estrangeiros afirmou que entre 5.000 e 6.000 cidadãos tailandeses estão retidos em Poipet, no Camboja, desde que Phnom Penh suspendeu as passagens fronteiriças no sábado.

Os combates entre os dois países vizinhos do Sudeste Asiático, que há muito disputam territórios junto aos cerca de 820 quilómetros de fronteira comum, entraram hoje no 12.º dia de combates, que causaram, pelo menos, 38 soldados mortos no total, 21 do lado tailandês e 17 do lado cambojano, de acordo com os números oficiais.

O número total de mortos é, porém, mais elevado e ultrapassou já o conflito armado entre Tailândia e Camboja na região fronteiriça em julho último, que deixou, pelo menos, 50 mortos, ao fim de cinco dias de combates.

Cerca de 800.000 pessoas foram obrigadas a retirar-se das respetivas casas nas regiões fronteiriças, em ambos os lados do conflito.

Mortos no confronto entre Tailândia e Camboja já ultrapassa os de julho

O conflito armado entre Tailândia e Camboja na região fronteiriça deixou, pelo menos, 52 mortos, número que ultrapassou o de vítimas dos confrontos de julho, que mataram 50 pessoas, de acordo com um balanço hoje atualizado.

Lusa | 08:41 – 17/12/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima