Candidatos a governador da Califórnia incluem milionários e comentador Fox News

A menos de um ano da eleição, que vai determinar o sucessor do atual governador democrata Gavin Newsom, as sondagens apontam para um campo totalmente em aberto, mas com dois republicanos à frente, segundo a mais recente sondagem Emerson College Polling/Inside California Politics. 

 

Chad Bianco, xerife do condado de Riverside e apoiante do presidente Donald Trump, lidera com 13% das intenções de voto. De seguida aparecem, com 12%, o comentador Fox News e anterior conselheiro do ex-primeiro ministro britânico David Cameron, Steve Hilton, e o congressista democrata Eric Swalwell. A democrata Katie Porter é a outra candidata acima dos dois dígitos, com 11%. 

Ainda assim, o cientista político Thomas Holyoke avisa que é pouco provável que um republicano vença nas eleições gerais, que estão marcadas para 3 de novembro de 2026. 

“Os republicanos californianos não são em grande número e estão desorganizados, e as últimas coisas que tentaram não correram bem”, explicou o analista à Lusa, referindo-se à tentativa de destituição de Gavin Newsom e à resistência ao novo desenho dos mapas eleitorais. 

“Não têm conseguido vencer cargos estaduais. Nada sugere que os republicanos da Califórnia tenham qualquer tipo de força”, frisou. 

O número de candidatos ainda pode crescer nos próximos meses, sendo que a lista certificada vai ser publicada a 26 de março. Mas quem quiser correr pelos democratas terá de se registar junto do partido até 12 de janeiro. 

Após fechada a lista, haverá eleições primárias estaduais a 02 de junho, que vão determinar os dois candidatos de topo, independentemente do partido. Isto significa que é possível que o embate final seja entre dois democratas ou dois republicanos. 

Embora o candidato que lidera as sondagens neste momento seja um entusiasta de Trump, Thomas Holyoke antecipa que a estratégia dos candidatos vai passar pela oposição às políticas do presidente, que é muito impopular no estado — a última sondagem do Public Policy Institute of California mostrou que apenas 34% dos eleitores aprovam a sua atuação, contra 55% que desaprovam. 

“Muitos californianos estão descontentes com Donald Trump. Tornámo-nos num dos grandes estados da resistência, algo que funcionou bem para Gavin Newsom”, indicou Holyoke. 

A capacidade do próximo governador de resistir às medidas federais vai depender do que acontecer nas eleições intercalares, que acontecem também a 03 de novembro e decidirão o controlo do Congresso. 

Eis a lista de candidatos ao cargo de governador, que nunca foi detido por uma mulher e está nas mãos dos democratas desde 2011: 

Republicanos

Chad Bianco

O xerife do condado de Riverside, a duas horas de Los Angeles, é apoiante de Trump e defende a desregulação, querendo desmantelar o estatuto das “cidades-santuário” para que a polícia local passe a cooperar com os agentes de imigração ICE. 

Steve Hilton

O comentador da Fox News serviu como conselheiro do antigo primeiro-ministro britânico conservador, David Cameron. Filho de imigrantes húngaros, publicou em 2025 o livro “Califailure”, no qual descreveu a Califórnia como o estado mais mal gerido do país. 

Jon Slavet

Ex-democrata, o empreendedor de Silicon Valley mudou de partido e promete usar a sua experiência de negócio para reduzir o número de pessoas sem-abrigo, a pobreza e o desemprego. 

Democratas

Eric Swalwell 

O congressista de 45 anos é um crítico vocal de Trump e tentou a nomeação do partido para as presidenciais em 2020, sem sucesso. A sua campanha centra-se no acesso à habitação e incentivos para que a indústria do entretenimento regresse ao sul da Califórnia. 

Katie Porter

A ex-congressista, que perdeu a corrida ao Senado em 2024, é professora de Direito na UC Irvine e tem fama de temperamento aguerrido. Entrou em conflito com Nancy Pelosi e, em outubro, teve uma entrevista combativa na CBS que não a favoreceu na corrida. 

Xavier Becerra

Anterior procurador-geral da Califórnia, que processou a administração Trump mais de 120 vezes, foi ex-secretário da Saúde e Serviços Humanos do governo de Joe Biden. 

Antonio Villaraigosa

Foi mayor de Los Angeles e logrou uma grande descida da taxa de crime violento na cidade. 

Betty Yee

Filha de imigrantes chineses, serviu como controladora do orçamento estadual entre 2014 e 2023. 

Ian Calderon

Ex-líder da maioria democrata na legislatura estadual.

Tom Steyer

Bilionário que tentou a nomeação presidencial em 2020. 

Tony Thurmond

Superintendente de instrução pública da Califórnia.

Leia Também: Portugal “não tem incentivado” estudo de português no estrangeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima