IPMA dispõe de novo equipamento para melhor monitorizar oceano

Denominado Sea Spyder Deep Water, o sistema foi adquirido recentemente e “os testes de aceitação destes equipamentos foram realizados nos dias 17 e 18 de dezembro, a bordo do Navio de Investigação Mário Ruivo”, indica o IPMA em comunicado.

 

Adianta que o equipamento está “preparado para estudar ambientes de grandes profundidades, nomeadamente para observar e registar vídeo e imagens de alta resolução do fundo marinho em tempo real”.

Segundo o IPMA, o “equipamento é necessário para a identificação e monitorização de habitats de águas profundas, até 4000 metros, e Ecossistemas Marinhos Vulneráveis (VME)”.

Também será usado “no estudo para os planos de gestão e monitorização das Áreas Marinhas Protegidas Oceânicas, de grande importância para Portugal atingir a meta 30×30, um compromisso internacional que visa proteger pelo menos 30% das áreas terrestres e marinhas do planeta até 2030, alinhada com a implementação da Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas (RNAMP)”.

A informação que o sistema permite obter “é essencial para compreender o quadro global da biodiversidade marinha, estabelecer as bases científicas para decisões de gestão, apoiar a gestão sustentável das pescas, cumprir obrigações legais e internacionais, conhecer e valorizar o património natural e avaliar o Bom Estado Ambiental, entre outros”, assinala o instituto público.

Leia Também: Inverno chega no domingo com… frio, chuva e temperaturas baixas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima