Um dos fundadores da Wikipedia, Jimmy Wales, concedeu uma entrevista ao site The Verge onde afirmou que as pessoas que navegam pela Internet não deviam confiar na Grokipedia de Elon Musk.
A Grokipedia foi lançada em outubro por Musk após múltiplas críticas apontadas à Wikipedia onde acusou a enciclopédia digital de não ser imparcial. Esta insatisfação levou Musk a lançar uma plataforma rival que é alimentada pela Inteligência Artificial da xAI e que também está disponível na rede social X – o Grok.
Tendo em conta o envolvimento de Musk com o desenvolvimento do Grok e o facto de a Inteligência Artificial partilhar desinformação frequentemente no X, Wales acredita que a Grokipedia não merece a confiança dos utilizadores.
“Muitas das críticas que estão a ser feitas não são uma surpresa para mim”, afirmou Wales. “Também penso no que diz respeito à confiança. Não tenho a certeza se as pessoas vão confiar numa enciclopédia que tem um dedo de um dos lados da balança”.
É importante sublinhar que os artigos presentes na Grokipedia são gerados pelo próprio Grok que, enquanto grande modelo de linguagem, é vulnerável às chamadas ‘alucinações’, isto é, ocasiões em que a Inteligência Artificial partilha dados imprecisos ou simplesmente falsos.
“Eu uso grandes modelos de linguagem com frequência e estou ao corrente do problema das alucinações, estou sempre a vê-lo”, afirmou Wales. “Grandes modelos de linguagem não são bons o suficiente para escreverem uma enciclopédia”.
Leia Também: França toma medidas contra chatbot Grok após negação do Holocausto
