Do ‘tri’ a duas estreias. Eis todos os vencedores do CAN no século XXI

Começa este domingo mais uma edição da sempre entusiasmante Taça das Nações Africanas, com o país anfitrião a ser Marrocos, uma seleção que apenas conquistou o troféu por uma ocasião, em 1976, e pode ter a sua maior oportunidade de repetir o feito em sua casa.

 

Para isso, terá de enfrentar várias seleções que têm histórico vencedor nesta prova, que neste século XXI contou com oito países diferentes a levantar a taça, com um período de domínio pelo meio e dois estreantes a erguer o troféu.

Isto porque o Egito contou com uma ‘era de ouro’, onde entre 2006 e 2010 venceram as três edições disputadas, elevando para sete o número de CAN conquistadas.

Além disso, também houve espaço para histórias únicas, já que a Zâmbia surpreendeu tudo e todos em 2012 e o Senegal chegou aos céus em 2021. A última seleção a vencer foi a Costa do Marfim, em 2023, pelo que resta esperar para saber quem irá ser o próximo país a levantar o troféu.

Confira a fotogaleria e recorde a história do palmarés da Taça das Nações Africanas no século XXI, que começa hoje mais uma edição.

CAN2025: Eis os 18 jogadores de clubes portugueses em ação

A Taça das Nações Africanas (CAN) de 2025 vai ser abrilhantada com a participação de 18 futebolistas que alinham nas competições portuguesas, cuja presença em oito das 24 seleções que disputarão o torneio desfalcará 15 clubes nacionais.

Lusa | 08:56 – 19/12/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima