Quase 30 anos depois, falámos com o autor do “ponha, ponha, ponha”

O ano de 1997 ficou marcado na história da televisão e dos seus tesourinhos por um momento icónico passado no programa “Agora ou Nunca”, da SIC. Há 28 anos, o apresentador Jorge Gabriel recebia no formato um convidado com medo de répteis que viria a protagonizar uma situação que ainda hoje faz parte do imaginário dos espectadores e que esta semana é o grande destaque da rubrica RetroVisor

 

“Agora ou Nunca”, exibido entre 1996 e 1998, tinha como propósito desafiar as fobias dos concorrentes através da atribuição de um prémio monetário a quem as superasse.

João Muge, o protagonista do “ponha, ponha, ponha”

Quase 30 anos depois da sua participação em “Agora ou Nunca”, encontrámos o protagonista do inesquecível “ponha, ponha, ponha”. Chama-se João Muge e conversou com o Fama ao Minuto sobre o episódio que protagonizou em televisão ao tentar superar o medo de répteis. 

Foi uma armadilha bem montadaJoão aceitou o desafio proposto por Jorge Gabriel na época e em troca de 225 contos, cerca de 1125 euros, deixou que lhe colocassem uma iguana na cabeça, mais concretamente na careca. Porém, acabou por arrepender-se no momento em que o animal estava a ser colocado e foi aí que – ao lidar com o receio mas com rasgos de coragem, hesitação e entre alguns gritos – lhe saiu o “ponha, ponha, ponha”. 

“É impressionante o poder da televisão. Sim, ainda me reconhecem e falam-me muito dessa experiência“, disse-nos João Muge quando questionado sobre se ainda é reconhecido por este momento marcante. 

“A minha ida foi engraçada”, continuou, explicando-nos em seguida como, sem esperar, foi parar ao palco do “Agora ou Nunca”. 

“Fiz a inscrição para a minha filha mais velha e, no fim, a produção do programa combinou tudo, sem eu saber de nada. Foi uma armadilha bem montada“, desvendou. 

Ainda que a forma como lidou com o desafio tenha ficado na memória de uma geração de espectadores que não mais esqueceram aquele momento, a verdade é que o programa em nada ajudou na fobia de João Muge – que mantém o medo de répteis. 

“Nunca pensei que pudesse ter tido o sucesso que teve e que ainda tem. Por outro lado, não adiantou de nada porque continuo a ter repugnância por répteis.”

Questionado sobre se voltaria a participar num concurso semelhante, assegurou-nos que não: “Hoje não voltaria a participar em nenhum programa do género”.

Contudo, ficam as boas memórias de uma época em que inesperadamente acabou por tornar-se conhecido a nível nacional. “Na altura fui muito requisitado para figuração e spots publicitários”, recordou João Muge, que será sempre lembrado como o homem do icónico “ponha, ponha, ponha”.

Recorde abaixo as imagens deste momento de televisão:

Lembra-se disto? Herman José destruiu a tiro estúdio de programa da RTP

Foi há 31 anos que Herman José protagonizou um inesquecível momento de televisão. Disruptivo e irreverente, Herman José destruiu a tiro o estúdio do programa “Roda da Sorte” da RTP1. Recorde as icónicas imagens.

Catarina Carvalho Ferreira | 08:36 – 14/12/2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima